A reunião para apresentar o pré-projeto do novo Centro de Eventos e Convenções foi conduzida pela Secretaria de Obras de Cascavel a portas fechadas, na sede da Associação Comercial e Industrial, nesta terça-feira (13).
A iniciativa é uma antiga demanda da Câmara Técnica de Turismo e Eventos da Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel), que reúne mais de 60 entidades.
Participaram da reunião os presidentes de entidades e representantes de secretarias, como a Semdec e o Instituto de Planejamento de Cascavel, além de integrantes da "Comissão do Centro de Convenções", formada pelos setores de eventos, turismo, bares, restaurantes e hotelaria da cidade. De acordo com a apresentação, a proposta do projeto contempla uma grande ampliação.
Outra novidade será o estacionamento com capacidade aumentada e foco em sustentabilidade, com a implantação de um sistema fotovoltaico e reaproveitamento de água.
A intenção é que, até o próximo ano, as entidades se mobilizem na busca por recursos e apoios junto ao Governo do Estado, unindo os setores público e privado para viabilizar a construção. O valor estimado ultrapassa R$ 150 milhões.
No entanto, um ponto importante continua indefinido: o local. Em 2024, o município informou que a construção seria realizada em um terreno na PR-486, continuação da Avenida Barão do Rio Branco, na saída para Tupãssi. Porém, em março deste ano, a prefeitura manifestou interesse em permutar o terreno onde hoje está localizado o Parque de Exposições — local da Expovel e sede da Sociedade Rural —, que aceitou iniciar as tratativas para a negociação, ainda em andamento.
O próximo encontro será em uma reunião plenária, que está marcada para o dia 30 deste mês, novamente na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC).
Confira mais detalhes no vídeo:
Reportagem de Patrícia Cabral | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642