Catve.com
As lentes das câmeras de veículos de comunicação da imprensa mundial transmitiam para os quatro cantos do planeta, em tempo real, as imagens da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano. O último conclave despertou um interesse midiático sem precedentes na história recente da Igreja Católica — impulsionado, em grande parte, pela popularidade do papa Francisco.
Era o segundo dia de votação, quinta-feira, 8, às 13h08 no horário de Brasília, quando a fumaça branca comunicou que o sucessor de Pedro estava definido. Cerca de uma hora depois, o cardeal Dominique Mambert anunciou o nome do novo papa: Robert Francis Prevost, chamado a partir daquele momento de Leão XIV, o primeiro pontífice imigrante.
Mais de 40 mil pessoas acompanharam, diante dos próprios olhos, o instante em que Robert Prevost apareceu na sacada, acenou emocionado ao público eufórico e leu um discurso de aproximadamente 12 minutos. Entre os presentes — religiosos, fiéis e jornalistas — estava o paranaense Lucas Almeida Limberger, 29 anos, empresário de Guarapuava (PR), que, pela primeira vez, conheceu um papa.
Lucas disse estar feliz por ter presenciado a fumaça branca saindo da chaminé. "Ver todo aquele povo vibrando, sentindo a alegria de que o Espírito Santo tinha escolhido um novo líder para a nossa Igreja foi algo que marcou profundamente a minha vida e eu tenho certeza que eu vou levar isso para o resto dela. Muito feliz, muito grato por Deus ter me dado a oportunidade de viver tudo isso aqui", conta, direto da Praça de São Pedro, em vídeo enviado ao Catve.com.
O empresário viajou a Roma em 7 de maio e a empresa que comanda patrocinou a cobertura do conclave produzida pelo Santo Flow, canal de conteúdos católicos. O guarapuavano deve permanecer na Europa até 14 de maio.
Além do aspecto histórico, o início de um novo papado também é, segundo ele, um marco espiritual. "Aqui, eu tive a esperança renovada. Pude viver um momento profundo com o Espírito Santo ao ver um acontecimento tão importante para a nossa Igreja de tão perto", relata.
De acordo com Lucas, o episódio fortaleceu a missão e renovou a fé. Ele é cantor, pregador e atua como evangelizador há cerca de dez anos. Em 2024, começou a produzir conteúdos religiosos para as redes sociais.
"Desde que iniciei o processo de conversão, decidi então, no ano passado, estender esse apostolado para as mídias sociais, tendo em vista que a juventude se faz muito presente em todas as mídias", comenta.
"O que mais me inspira são os testemunhos que recebo das pessoas que foram impactadas pelos conteúdos. Acho que isso é o que mais inspira e me dá certeza de que é, de fato, um caminho que edifica", complementa.
Sobre a escolha de Leão XIV, nascido nos Estados Unidos, o empresário avalia que, com base em estudos e comentários ouvidos no Vaticano, o novo papa atende às necessidades contemporâneas e dará continuidade ao legado de Francisco com personalidade própria. Também afirma que será um líder com princípios bem estabelecidos e aberto ao diálogo.
Transmissões ao vivo durante o conclave direto do Vaticano
(Paranaense Lucas Limberger, 29 anos, acompanha conclave direto de Roma - Foto: Reprodução | Youtube)
Nos dois dias de conclave, o canal com 562 mil inscritos no Youtube transmitiu a cobertura do conclave, com análises sobre os cardeais papáveis, fatos sobre a organização da votação altamente secreta, a primeira coletiva de imprensa cedida pelos sete cardeais brasileiros após o anúncio do novo papa e informações sobre a trajetória e a personalidade de Leão XIV.
Durante a coletiva de imprensa exibida ao vivo pelo canal católico, o arcebispo de Brasília (DF), Dom Paulo Cezar Costa, descreveu o novo papa como um homem de profunda espiritualidade, sólida formação intelectual e experiência pastoral internacional. "É uma pessoa muito tranquila, com grande capacidade de escuta, que transmite serenidade a quem está com ele. Isso revela uma espiritualidade muito sólida. Além disso, é um religioso: alguém que escolheu seguir Jesus Cristo como agostiniano e que chegou ao posto mais alto de sua congregação, o de superior geral", relatou o Dom Paulo Cezar Costa.
Ainda segundo o cardeal, o gesto do papa logo após a eleição também chamou atenção: antes de se apresentar ao mundo na sacada da Basílica de São Pedro, o novo pontífice se recolheu em oração na Capela Paulina, onde realizou um momento de adoração. "Isso mostra como ele prioriza o recolhimento e a oração", disse.
Papa Leão XIV
(Papa Leão XIV na primeira aparição pública diante da multidão na Praça de São Pedro, no Vaticano - Foto: Vatican News)
Primeiro papa da Ordem de Santo Agostinho e segundo pontífice americano após Francisco, Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito como novo líder da Igreja Católica. Natural de Chicago, nos Estados Unidos, o novo papa nasceu em 14 de setembro de 1955 em uma família de raízes multiculturais.
Desde cedo demonstrou vocação religiosa e, ainda jovem, ingressou nos estudos agostinianos, formando-se em Matemática e Filosofia antes de seguir para a formação teológica.
Sua trajetória dentro da Igreja inclui formação em Roma, doutorado em Direito Canônico e longos anos de missão no Peru, onde atuou como pároco, educador e formador em regiões de vulnerabilidade social. Em 2001, assumiu o cargo máximo da ordem como prior geral dos agostinianos, função que exerceu por 12 anos.
Em 2023, foi chamado por Francisco para comandar o Dicastério para os Bispos, órgão responsável pelas nomeações episcopais do mundo todo. No mesmo ano, foi criado cardeal e se tornou uma figura central no Sínodo da Sinodalidade, além de ser nomeado presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. Já em 2025, antes de se tornar papa, foi promovido à ordem dos bispos e recebeu o título da Igreja Suburbicária de Albano.
Samuel Rocha | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642