Imagem: Vatican News
Reunidos na Capela Sistina nesta quinta-feira (8), no segundo dia do Conclave, os 133 cardeais votantes chegaram a um acordo em torno do nome do próximo sucessor do Trono de São Pedro. A fumaça branca saiu da chaminé às 13h10, no horário de Brasília.
Os sinos da Capela Sistina também soaram, sinalizando que os cardeais reunidos desde a manhã de quarta-feira (7) escolheram o novo líder da Igreja Católica.
Até a última atualização desta matéria, o nome do cardeal eleito ainda não havia sido divulgado oficialmente pelo Vaticano. A tradicional declaração de "habemus papam" está prevista para ocorrer ainda nesta quinta-feira (8). Para efeito de comparação, nos dois últimos conclaves — em 2005 e 2013 — o anúncio foi feito entre uma e duas horas após o sinal.
A escolha do novo pontífice aconteceu após a fumaça preta no início da manhã de hoje e na primeira rodada de votação de quarta-feira (7).
LEGADO DO PAPA FRANCISCO
A escolha do novo papa ocorre 17 dias após a morte de Francisco, que sofreu um AVC e insuficiência cardíaca no Vaticano.
Durante o pontificado de 12 anos, Francisco promoveu reformas marcantes e buscou aproximar a Igreja de um catolicismo mais voltado aos fiéis — atualmente mais de 1,3 bilhão em todo o mundo.
A fumaça branca também marca o fim oficial do período de Sé Vacante, quando o "trono" da Igreja Católica permanece sem líder entre a morte de um papa e a eleição do sucessor.
Igor Vieira sob a supervisão de Alexandra Oliveira | Portal Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642