Imagem: Reprodução/Redes Sociais
A conta oficial do Vaticano no X (antigo Twitter) publicou por engano, nesta quinta-feira (8), que a fumaça da chaminé da Capela Sistina era branca, o que indicaria a escolha de um novo papa. A postagem foi rapidamente apagada.
O erro ocorreu durante o segundo dia de votação do conclave, que reúne 133 cardeais para eleger o novo líder da Igreja Católica. No fim da votação, a fumaça que saiu da chaminé inicialmente teve uma tonalidade mais clara, mas logo se transformou em uma densa nuvem preta, o que significa que nenhum papa foi escolhido. Esse momento de transição foi perceptível apenas para quem acompanhava a transmissão ao vivo, já que os fiéis na Praça São Pedro não viram a fumaça branca.
Logo depois, o perfil oficial do Vaticano no X corrigiu o erro e afirmou que a fumaça era, de fato, preta. A publicação errada foi removida após alguns minutos.
A situação gerou confusão entre os presentes, pois a fumaça branca, indica que os cardeais chegaram a um consenso e elegeram um novo papa, enquanto a fumaça preta significa que o processo continua.
O conclave segue até o momento sem a escolha de um novo pontífice.
Igor Vieira sob a supervisão de Alexandra Oliveira | Portal Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642