Cotidiano

Método Wolbachia será ampliado em Foz do Iguaçu e em Maringá

Estratégia tem se mostrado eficaz no combate ao mosquito da dengue


Imagem de Capa

Catve


O Ministério da Saúde prevê que o Método Wolbachia irá começar a contemplar toda a cidade de Foz do Iguaçu, o procedimento auxilia no combate à dengue, zika e chikungunya no município.
Na primeira fase, que teve início em julho de 2024, apenas 13 bairros participavam, e como a estratégia tem se mostrado extremamente eficaz, o projeto será desenvolvido em maior escala.
O mosquito utilizado no método é produzido em laboratório, consiste em injetar o vírus Wolbachia no inseto, impossibilitando que o Aedes Aegypti consiga transmitir as doenças.
Uma reunião entre o Ministério de Saúde e a Prefeitura de Foz do Iguaçu ainda será feita, para decidir qual o bairro prioritário para iniciar a amplificação.
Em Maringá, cerca de 160 localidades utilizam esse procedimento, e devem ter a expansão para 100% dos locais também.
Ainda não existem números concretos de resultados do método, mas a Secretaria Municipal de Saúde da fronteira já afirma que de fato o total de novos casos de dengue tem diminuído significativamente.
Em Foz do Iguaçu e Maringá, já foram distribuídos mais de 58 mil mosquitos modificados.
Confira a matéria completa no vídeo:

Reportagem Renan Gouvêa | CATVE

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano