Cotidiano

Cardeais iniciam conclave com apelos por unidade e responsabilidade diante de "momento difícil"

Missa solene ressaltou a importância da escolha e intercedeu auxílio divino para enfrentar o cenário global


Imagem de Capa

Imagem: Freepik

Os cardeais da Igreja Católica iniciaram nesta quarta-feira (7) o conclave que escolherá o novo papa, com uma missa solene marcada por apelos à unidade e à responsabilidade diante de um "momento difícil e complexo da história".

Celebrada pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, a missa "Pro Eligendo Pontifice" foi realizada na Basílica de São Pedro às 10h (horário local, 5h de Brasília). 

Na homilia, Re destacou a importância da eleição do pontífice, classificando-a como "um ato humano de máxima responsabilidade" e uma escolha de "excepcional importância". Segundo o cardeal, os eleitores devem deixar de lado interesses pessoais e pensar apenas "no coração de Jesus Cristo e no bem da Igreja e da humanidade".

"Oremos para que Deus conceda à Igreja um papa que saiba despertar as consciências e as energias morais e espirituais de uma sociedade que, apesar do grande avanço tecnológico, tende a esquecer Deus", expõe. Na ocasião, ainda invocou o Espírito Santo para iluminar os cardeais durante o processo de votação.

O decano reforçou o papel do próximo líder na promoção da unidade, ressaltando que "a unidade não significa uniformidade, mas uma comunhão sólida e profunda na diversidade, desde que se permaneça fiel ao Evangelho". O cardeal citou ainda as palavras de João Paulo II ao lembrar que a visão do "Juízo Final", de Michelangelo, na Capela Sistina, deve inspirar os eleitores sobre a magnitude da responsabilidade que têm em mãos.

Após a celebração, os 133 cardeais com menos de 80 anos seguiram em procissão até a Capela Sistina, onde fazem um juramento de sigilo e permanecem isolados do mundo exterior. O conclave pode durar de dois a três dias, com até quatro votações diárias a partir desta quinta-feira (8), caso não haja definição nas primeiras rodadas. Os sistemas de transmissão de sinais de telecomunicações móveis de rádio no território do Estado da Cidade do Vaticano, foram desligados às 10h no horário de Brasília.

Na tarde desta quarta (7), ocorre apenas uma votação. Se nenhum candidato alcançar os 89 votos necessários, as cédulas serão queimadas e a fumaça preta indicará ao público que não houve decisão. A fumaça branca, por sua vez, anunciará a eleição de um novo papa com o tradicional "habemus papam".

Se após três dias o colégio não alcançar consenso, a votação é suspensa por 24 horas para orações. Caso a indefinição persista após 34 escrutínios, os dois nomes mais votados passam a disputar diretamente a escolha.

Quando um nome é definido, o eleito é questionado se aceita o cargo e qual nome deseja adotar. Depois, dirige-se à chamada Sala das Lágrimas, onde veste os trajes papais. Em seguida, é apresentado ao mundo na sacada da Basílica de São Pedro, marcando o início de um novo pontificado.


TV Cultura

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano