Cotidiano

Anta é flagrada em mata na região de Apucarana; veja os vídeos

Esse é o maior mamífero do Brasil


Imagem de Capa

Imagens | Felippe Repórter Selvagem

Uma anta (Tapirus terrestris) foi flagrada por câmeras de monitoramento em uma mata na região de Apucarana, Norte Central do Paraná. O registro foi divulgado pelo biólogo Fernando Felippe, o Repórter Selvagem, no domingo (4 de maio).


(Imagens | Felippe Repórter Selvagem)

Conforme informado, esse é o maior mamífero do Brasil. O biólogo monitorava o animal há algum tempo, mas só agora conseguiu fazer registros do animal típico da fauna brasileira.

(Imagens | Felippe Repórter Selvagem)

A espécie flagrada pelas câmeras é um macho em idade adulta. Segundo relatado, a anta pode pesar até 300kg e medir até aproximadamente dois metros de comprimento. 

Fernando Felippe explica que as antas possuem importância fundamental na preservação e manutenção das florestas.

"A anta é chamada de jardineira da floresta, pois ao comer os frutos que encontra na mata, ela acaba tratando as sementes em seu intestino e quando defeca, as sementes estão prontas para germinar, nascendo outras árvores ou arbustos no local", relatou.

Animal em extinção vive no Norte do Paraná

A perda de habitat e a fragmentação de florestas têm levado a uma redução significativa na população de antas no Brasil. De acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a anta é classificada como "Vulnerável" e precisa de proteção urgente para evitar extinção.

De acordo com o biólogo, o Norte do Paraná ainda possui registros da espécie vivendo em diversos locais.

"As antas vivem em diversas florestas na região de Apucarana, Arapongas, Londrina e também em outros municípios. É fundamental as protegermos pelo bem das nossas matas", finaliza o Repórter Selvagem.

informações de Felippe Repórter Selvagem | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano