Foto: AEN-PR
O mês de maio começou com temperaturas mais baixas e características típicas do inverno, mesmo antes do início oficial da estação. Segundo a Climatempo, o cenário climático de 2025 será influenciado por uma condição de neutralidade térmica no Oceano Pacífico Equatorial, nas proximidades da costa do Peru.
Essa neutralidade significa que não haverá atuação de fenômenos como El Niño ou La Niña, mantendo as temperaturas do Pacífico dentro da média. No Brasil, embora o calor tenha diminuído no Sul e Sudeste nas últimas semanas, a combinação entre frentes frias e umidade no litoral ainda favorece a formação de sistemas de baixa pressão, o que aumenta a possibilidade de chuvas nessas regiões.
Sul do Brasil: frio, variações térmicas e risco de tempestades
No Sul do país, ondas de ar polar devem avançar com mais frequência ao longo de maio, principalmente no Paraná e em Santa Catarina, trazendo dias mais frios do que os registrados em 2024. Apesar disso, o mês será marcado por variações de temperatura, com alternância entre períodos gelados e dias mais quentes, devido à chegada de massas de ar quente vindas do interior do continente.
O encontro entre essas massas de ar frio e quente pode provocar tempestades e chuvas intensas, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. A previsão, no entanto, é de que os episódios não sejam tão extremos quanto os de 2024.
As geadas também devem ocorrer com mais frequência, principalmente na Campanha Gaúcha, na Serra Geral e no centro-sul paranaense. A expectativa é de pelo menos uma ou duas quedas bruscas de temperatura ao longo do mês.
Enquanto isso, o norte do Paraná deve ter períodos mais secos, em contraste com o litoral do estado e o nordeste de Santa Catarina, que devem enfrentar muitos dias nublados e úmidos.
Antonio Mendonça/ Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642