Cotidiano

57ª Festa do Trabalhador de Cascavel tem 16 toneladas de carne

Mais de 500 costelões foram assados durante o evento


Imagem de Capa

JC

Madrugada adentro. Entre 4h e 5h da manhã, os costelões foram trazidos para o local de costume, depois de quase 20 horas no sal. Por volta das 6h da manhã, a maravilha — serragem, pó de serra, da forma que preferir — umedecida com álcool foi sendo espalhada entre as fileiras de lenha para acender o fogo uniformemente.

Minutos depois, seu Euclides Pizzi riscou o fósforo para dar início a mais uma festa do costelão. Então, os churrasqueiros — mais ou menos 100 — participaram de um momento de oração com o padre Jean, reitor do seminário.

Feito isso, hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na carne, para temperar as costelas e posicionar os espetos na churrasqueira gigante, porque elas também são muito importantes para quem prestigia o evento. Muito trabalho, mas também bastante diversão. Seu Darvilo Biasi já faz isso há 35 anos. É o churrasqueiro mais antigo. Ajudou a fazer a primeira costelada, quando eram 15 a 16 costelões.

Os registros dos churrasqueiros que vêm de longe são inevitáveis e ajudam a divulgar ainda mais essa festa conhecida mundialmente. Eles trazem até bandeiras dos seus estados. Juliano é de Presidente Prudente, em São Paulo, e, pela primeira vez, está ajudando na organização.

O representante comercial Fernando Cândido uniu duas tradições: chimarrão e costelão. Hoje, ele mora em Chapecó, em Santa Catarina, e participa pela segunda vez. E agora, a logística que o engenheiro agrônomo Guilherme Barbosa Hammel fez para estar em Cascavel, vindo de Carazinho, no Rio Grande do Sul.

Também precisamos falar das mulheres churrasqueiras. Daniela Rovani, gerente de projeto, e a vendedora Geanete Rovani estão sempre lado a lado. Mãe e filha no meio deles. E elas entendem o mesmo ou até um pouco mais de churrasco.

Para os visitantes, é sempre uma grande atração estar aqui. Tem gente que vem bem cedinho para ver cada detalhe do trabalho.

Confira os detalhes no vídeo na reportagem acima.


Reportagem por Deivid Souza | CATVE

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano