Foto: Antonio Mendonça/Catve
O trabalho começou cedo nesta quinta-feira (1º) em Cascavel. Ainda na madrugada, por volta das 3h40, as primeiras movimentações já tomavam conta do espaço do Seminário Diocesano São José, onde acontece a 57.ª Festa do Trabalhador, conhecida como "o maior churrasco fogo de chão do mundo".
Pouco antes das 4h, os famosos costelões começaram a ser retirados dos caminhões com câmaras frias e, com muito cuidado, foram distribuídos no espaço reservado para o preparo. O fogo foi aceso por volta das 6h da manhã, e a carne será assada lentamente até o meio-dia, quando começa a ser servida ao público.
O que se viu foi uma verdadeira união de apaixonados pela arte do churrasco. Mais de mil voluntários participaram da organização, com gente vinda de várias partes do Brasil - como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Rio de Janeiro - além de comitivas internacionais, com destaque para mais de dez bolivianos e vários argentinos.
Neste ano são assados mais de 600 costelões e foram comercializados mais de 15 toneladas de carne, incluindo porções menores preparadas em espetos. A estimativa é de que o evento atraia mais de 20 mil pessoas, que vêm em busca de uma experiência gastronômica única, combinando espiritualidade, cultura e tradição local.
O evento é realizado em homenagem ao Dia do Trabalhador e a São José Operário, padroeiro do seminário. Toda a renda arrecadada será revertida para a formação dos seminaristas e para a manutenção da instituição.
Em 2017, a festa foi reconhecida pelo Guinness World Records como o maior churrasco de fogo de chão do mundo. O Erenir José Carvalho, há 30 anos é voluntário na festa e compara o evento à grandeza do futebol.
A tradição, a confraternização e o cheirinho de carne na brasa tomaram conta de Cascavel logo nas primeiras horas do dia, marcando mais uma edição histórica da festa.
Antonio Mendonça/ Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642