Foto: Programa Entre Nós com Murilo Cardoso
Santa Tereza do Oeste, no Oeste do Paraná, já está em contagem regressiva para a 17ª edição da Festa da Polenta, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2025. E não é exagero dizer que a cidade — com pouco mais de 13 mil habitantes — vai praticamente triplicar de população durante o evento. A expectativa da organização é ultrapassar os 30 mil visitantes.
Mais do que uma celebração gastronômica, a festa é um retrato da cultura e do espírito colaborativo da comunidade local. Com mais de 600 voluntários engajados, o evento já se tornou tradição no calendário regional e também uma vitrine para os produtos, empresas e talentos de Santa Tereza.
"A principal preocupação é acolher bem quem chega à cidade", disse o padre Claudir Vicente, que estreia como pároco da Paróquia Santa Tereza D'Ávila durante a festa. "A comunidade abraçou esse evento, e isso é o que faz a diferença: o povo bom, trabalhador e receptivo", ressaltou o padre.
A programação inclui jantares com cardápios variados, bailes com a banda Calmon, e grandes shows gratuitos na parte externa. Na sexta-feira (16), a noite começa com missa, seguida de jantar com baile e apresentações da banda Detroit. No sábado (17), o destaque é o show nacional com João Vitor & Matheus, além de mais uma noite de jantar típico. Já no domingo (18), a festa começa cedo com missa e almoço, e termina com o show gratuito de Altair & Alexandre, dupla conhecida por sucessos gravados por artistas como Chitãozinho & Xororó e Henrique & Juliano.
Uma das grandes estrelas do cardápio da festa é o famoso X-Polenta, um sanduíche em que o pão é substituído por polenta. Além dele, o público encontrará uma infinidade de pratos típicos preparados pelos voluntários da comunidade.
Feira paralela impulsiona economia local
Paralelamente à festa gastronômica, acontece a 6ª Feira da Indústria, Comércio e Agricultura de Santa Tereza, organizada pelas secretarias municipais. A feira contará com 14 estandes de diversos setores — desde indústrias locais até agricultores familiares — promovendo o desenvolvimento da cidade e a valorização dos produtores regionais.
"A ideia é fomentar o comércio local, mostrar o que Santa Tereza tem de melhor e atrair investidores", explica a secretária de Cultura e Turismo, Adriana Redivo Lazzarotto.
Ingressos e informações
Os jantares com baile custam R$65 (sexta) e R$75 (sábado), e os ingressos podem ser adquiridos na Catedral de Cascavel ou diretamente com a Paróquia de Santa Tereza, inclusive pelas redes sociais.
Diego Hellstrom/Catve.com e Programa Entre Nós com Murilo Cardoso
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642