Imagem Reprodução X
Um apagão de grandes proporções atingiu Espanha e Portugal nesta segunda-feira (28), provocando interrupções no transporte público, falhas na rede de celular e caos no trânsito.
Segundo as autoridades, o corte de energia começou por volta do meio-dia no horário local (7h de Brasília) e também afetou partes da França, Alemanha, Países Baixos e Suécia.
Em Madri, estações de metrô foram evacuadas, e o trânsito ficou paralisado no centro da cidade devido à falha dos semáforos. Em Lisboa e no Porto, o metrô também precisou ser fechado. Relatos de moradores nas redes sociais mostram plataformas às escuras.
A empresa ferroviária espanhola Renfe diz que suspendeu serviços às 12h30, enquanto a operadora de aeroportos Aena ativou geradores para minimizar o impacto nos terminais aéreos.
De acordo com a distribuidora portuguesa E-Redes, o blecaute foi causado por "um problema com o sistema elétrico europeu", o que obrigou a companhia a cortar o fornecimento de energia em áreas específicas para estabilizar a rede. A Red Elétrica, responsável pela transmissão de energia na Espanha, afirma que ativou planos de restauração em parceria com outras empresas do setor e que o processo de recuperação envolve a energização gradual da rede.
Apesar da normalização parcial nas regiões norte e sul da Península Ibérica, a causa exata do apagão ainda está sendo investigada. Nenhuma hipótese foi descartada, incluindo a possibilidade de um ataque cibernético, segundo o jornal espanhol El País. A polícia portuguesa alertou motoristas para redobrarem a atenção nas ruas, devido ao risco de falha em semáforos e iluminação pública.
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642