Cotidiano

Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência será construída em Toledo

A área fica num terreno de 2.300 M², na Vila Industrial


Imagem de Capa

Foto: Divulgação

A primeira Casa Abrigo Regional para Mulheres Vítimas de Violência do Paraná será construída em Toledo. O documento oficializando a transferência para o Consórcio Intermunicipal de Assistência Social do Oeste do Paraná (Ciasop) foi assinado nesta sexta-feira (25) pela secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; pelo prefeito de Toledo, Mario César Costenaro; e pelo presidente da Amop e prefeito de Maripá, Rodrigo Scharnoski. A área fica num terreno de 2.300 M², na Vila Industrial.

A cerimônia aconteceu durante a 3ª Assembleia Ordinária de 2025 da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel. As secretárias municipais Simone Ferrari (Assistência Social), Sheila Delava e Eliane Bombardelli (Mulher) também participaram da solenidade e entregaram à secretária Leandre um documento solicitando recursos para o fortalecimento da Política Pública da Pessoa Idosa no Município de Toledo.

Pioneirismo regional

 Leandre reconheceu a importância do Ciasop, "um Consórcio que é pioneiro e que vem trabalhando em conjunto com a Adamop para o acolhimento da mulher vítima de violência", destacou a secretária de Estado. Leandre citou as diferenças entre homens e mulheres e a necessidade de mais políticas públicas de apoio às mulheres. Neste sentido, ela destacou que o governador Ratinho Junior trouxe esse debate sobre a violência uma vez que o Paraná é o terceiro estado que mais mata mulheres no Brasil. Apenas ano passado foram registrados 251 mil denúncias de violência e emitidas 70 mil medidas protetivas no Paraná. "Estamos tratando o efeito de um problema que custa vidas, o futuro e custa dinheiro para os cofres públicos. Todos pagamos por essa realidade. Tratar os efeitos é complicado. Precisamos tratar a causa, mas este é um processo lento", reforçou Leandre.

A secretária de Estado comentou também que é preciso cada vez mais preparar as mulheres e punir os agressores, pois "estes números não são absolutos porque as mulheres não se sentem seguras em fazer as denúncias". Leandre afirmou que o modelo da casa idealizado pelo Ciaasop será levado para outros municípios do Paraná.

Valorização da mulher 

Na visão do prefeito Mario Costenaro, Toledo assume sua responsabilidade no desenvolvimento regional ao transferir a área para o Ciasop erguer essa Casa Abrigo Regional. "Todos somos protagonistas e responsáveis pelo crescimento da sociedade. Precisamos valorizar e integrar cada vez mais a mulher no desenvolvimento social. Temos ainda muito a fazer e nossa equipe está à disposição para fazer do Paraná um estado cada vez melhor", afirmou o prefeito de Toledo.

Até a nova unidade ficar pronta, uma outra foi alugada e está sendo reformada para funcionar a partir de setembro.

Assessoria

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano