Foto: Catve.com
A correspondente da CATVE no Vaticano, a paranaense Juliane Garcia, trouxe as atualizações sobre como está o 2° dia do funeral do papa Francisco nesta quinta-feira (24). Segundo a Santa Sé, mais de 90 mil pessoas já se despediram do líder da Igreja Católica até às 19h de hoje no horário de Roma (14h no horário de São Paulo).
Uma família do Estado de Minas Gerais decidiu viajar à Basílica de São Pedro durante as férias — o que era um sonho das adolescentes católicas. Infelizmente, a visita coincidiu com a morte do papa. Hoje, elas passaram ao lado do caixão e deram o último adeus a Francisco.
Solidarizando-se com os argentinos, as brasileiras Ana Lucia Marcolino e Giovanni Douglas Lopes também prestaram homenagens ao Pontífice. "Estou muito feliz, porque eu acho que ele conseguiu cumprir a missão dele. Então, a gente se sente gratificado como ser humano que alguém conseguiu traçar um percurso e deixar uma mensagem tão bonita", afirma uma das amigas.
— Foi um papa que uniu todas as gerações, todas as raças. Todo o tipo de pessoa. É um papa que não apontou o dedo. Muito bom!
Até conseguir acessar a Basílica de São Pedro, onde está Francisco, os fiéis enfrentam dificuldades. "Filas intermináveis para entrar dentro da basílica (...) Um sistema de segurança bem rigoroso. Não se pode entrar em diversas ruas. Tudo muito controlado", conta a jornalista Juliane Garcia.
Ainda em vida, Francisco decidiu quebrar a tradição centenária de ser enterrado na Basílica de São Pedro e escolheu repousar em um túmulo simples na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, por devoção à Virgem Maria. A correspondente apurou que antes do funeral, na Basílica de Santa Maria Maior, o Pontífice será recebido por pessoas pobres e necessitadas, a quem dedicou o seu reinado.
Sistema Rígido de Segurança
Os seguranças pedem para que os peregrinos não parem em frente ao caixão nem registrem fotos e vídeos de Francisco. A movimentação interna na Basílica de São Pedro é intensa e constante.
Devido ao elevado fluxo de fiéis, o velório teve o horário estendido na madrugada desta quinta, de meia-noite para 5h30, com uma breve pausa de 1h30 para ser reaberto às 7h.
Exéquias e Sepultamento de Francisco
O funeral está marcado para às 10h (5h em Brasília) de sábado (26), na Basílica de São Pedro, e o papa será sepultado logo em seguida, após um cortejo de cerca de seis quilômetros, na Basílica de Santa Maria Maior, principal templo mariano de Roma.
Também às 10h (horário local) será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido.
A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. Ao final da celebração eucarística, ocorrerão as despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias.
Diversos chefes de Estado e de governo já anunciaram oficialmente a presença para prestar homenagem ao Pontífice falecido.
Preparação Para o Conclave
Cento e treze cardeais participaram da terceira Congregação Geral Pré-Conclave, na manhã desta quinta-feira (24), ao final da qual, com algumas intervenções, "teve início um diálogo sobre a Igreja e o mundo".
Essas foram as últimas atualizações do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, a respeito das reuniões diárias dos cardeais. No total, houve 34 intervenções nesta manhã na Congregação. A reunião começou às 9h com uma oração e durou até o meio-dia, com uma pausa de meia hora.
Os cardeais que ainda não haviam feito, puderam prestar juramento, conforme previsto pela Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis. Também foram lidos os primeiros 23 parágrafos deste documento, que regula a vacância da Sé Apostólica e a eleição do Romano Pontífice. Por enquanto, o número de cardeais eleitores presentes — 135 no total — ainda está reduzido.
Por Samuel Rocha | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642