Foto: Vatican News
O Papa Francisco fez um gesto de "tchau" com a mão para seu enfermeiro antes de morrer, segundo informações divulgadas pelo Vaticano nesta terça-feira (22).
O portal de notícias do Vaticano detalhou as últimas horas de vida do Papa. Francisco começou a apresentar sinais de uma "doença súbita" por volta das 5h30 da manhã de segunda-feira, no horário local.
Logo após acenar com a mão para seu enfermeiro pessoal, em gesto de despedida, o pontífice entrou em coma.
"Pouco mais de uma hora depois [do início dos sinais], fazendo um gesto de despedida com a mão para Strappetti, o pontífice entrou em coma. Foi uma morte discreta, quase repentina, sem longo sofrimento ou alarme público, para um papa que sempre foi muito reservado em relação à sua saúde", afirmou o Vaticano.
O canal de notícias ainda ressaltou que Francisco morreu "tendo novamente abraçado o povo, depois de tanto tempo".
O papa Francisco morreu aos 88 anos nesta segunda-feira (21), em Roma.
De acordo com a certidão médica, o pontífice sofreu um AVC cerebral, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35, no horário de Roma (2h35 em Brasília). O quadro foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2.
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio era descendente de italianos. Ele foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
O funeral está marcado para o próximo sábado (26), às 10h (horário local), na Praça de São Pedro.
Cultura
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642