Cotidiano

Ex-PRF, delegada da PF e militar. Quem forma núcleo 2 acusado de golpe

STF pode tornar réus mais seis acusados de tentativa de golpe de Estado


Imagem de Capa

Foto: Matrópoles

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a analisar nesta terça-feira (22) a denúncia contra seis acusados de participação em uma tentativa de golpe de Estado. O julgamento segue até quarta-feira (23) e envolve integrantes do chamado "núcleo 2", denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Entre os nomes está o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, apontado como um dos responsáveis por usar a estrutura da corporação para dificultar o acesso de eleitores, especialmente no Nordeste, no segundo turno das eleições de 2022 — região considerada reduto eleitoral do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A denúncia da PGR afirma que os seis integrantes do grupo tinham posições estratégicas e participaram do planejamento de ações para sustentar a permanência de Jair Bolsonaro no poder.

Veja quem integra o núcleo 2, segundo a PGR:

  • Silvinei Vasques - ex-diretor-geral da PRF;
  • Fernando de Sousa Oliveira - ex-secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública do DF;
  • Filipe Martins - ex-assessor internacional da Presidência;
  • Marcelo Costa Câmara - coronel do Exército e ex-assessor de Bolsonaro;
  • Marília Ferreira de Alencar - delegada da Polícia Federal e ex-subsecretária da SSP do DF;
  • Mário Fernandes - general da reserva do Exército, conhecido como "Kid Preto".

Todos são acusados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros. A denúncia ainda aponta danos ao patrimônio público e ameaça à integridade das instituições.


Nesta etapa do processo, o STF não julga se os acusados são culpados ou inocentes, mas sim se há indícios suficientes para que eles se tornem réus. Caso a denúncia seja aceita, será aberta uma ação penal.


Até o momento, o STF já tornou réus os oito integrantes do núcleo 1, entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ao todo, a PGR já apresentou denúncia contra 34 pessoas, divididas em cinco núcleos.


Caso se tornem réus, os acusados terão direito à ampla defesa durante o andamento da ação penal, conforme prevê a legislação.

Antonio Mendonça/ Catve.com/ Metrópoles

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano