Foto: Vatican News
Nesta sexta-feira, 18 de abril de 2025, cristãos de todo o Brasil celebram a Sexta-feira Santa, também conhecida como Sexta-feira da Paixão, data que relembra a crucificação e morte de Jesus Cristo. A ocasião marca um dos momentos mais solenes do calendário litúrgico cristão, sendo observada com rituais de luto, jejum e orações.
A Sexta-feira Santa é um feriado móvel, determinado com base na data da Páscoa, que ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de outono no hemisfério sul. Em 2025, a Páscoa será celebrada em 20 de abril, o que posiciona a Sexta-feira Santa no dia 18.Embora não seja um feriado nacional oficial, a Sexta-feira Santa é reconhecida como feriado religioso em muitas localidades brasileiras, conforme a Lei nº 9.093/95. Em várias cidades, serviços públicos e estabelecimentos comerciais operam em horários diferenciados ou permanecem fechados, respeitando a tradição e as leis locais.
As celebrações incluem a tradicional Procissão do Enterro, que rememora o sepultamento de Jesus, e a encenação da Via Sacra, representando os últimos passos de Cristo até o Calvário. Essas manifestações de fé são acompanhadas por fiéis em diversas regiões do país.
A culinária também reflete a espiritualidade da data, com muitas famílias optando por refeições à base de peixes e frutos do mar, em substituição à carne vermelha, em sinal de penitência e respeito.
Em Cascavel e região, paróquias locais programaram missas e procissões ao longo do dia, convidando os fiéis a participarem das celebrações que culminam na Vigília Pascal, no sábado à noite.
A Sexta-feira Santa é um momento de introspecção e renovação espiritual, convidando os cristãos a refletirem sobre os ensinamentos de Jesus e a importância da fé em suas vidas.
Antônio Mendonça | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642