Cascavel conta com 23 fontes públicas de água. Locais onde antigamente a população buscava água para o consumo.
Mas hoje, segundo representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, 14 estão desativadas, e as outras nove estão em processo de desativação, porque a água destes locais, comprovadamente, não é apropriada para o consumo.
Em janeiro deste ano o poder judiciário condenou o Município a pagar indenização de R$70 mil por danos morais coletivos pela omissão de informações a população sobre a contaminação de 22 fontes públicas de água, nos anos de 2015 e 2016.
A sentença dizia que mesmo ciente do problema, o poder público não adotou, na época, medidas imediatas para interromper o abastecimento ou informar os moradores.
De acordo com o fiscal da Secretaria de Meio Ambiente, Vanderlei Marques, há muitos meses todos os locais foram identificados com placas informando que a água é imprópria para o consumo. Mas, em muitos locais os avisos desapareceram. Na Fonte do Leão, na Região do Lago, na do Bosque Cataratas que leva o nome do bairro e na Praça dos Mosaicos nenhuma placa permaneceu.
O setor de Meio Ambiente está trabalhando agora na desativação total de todas as fontes, mas o processo não deve ser rápido.
Confira a matéria completa no vídeo:
Reportagem Caio Vasques | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642