O local fica na Estrada Jacob Munhak, próximo à BR-277 de Cascavel, sentido Curitiba, que dá acesso ao Distrito de São João. O terreno pertence à Fundetec. São 140 hectares de floresta nativa, com plantas e árvores.
O parque deveria funcionar como centro de educação ambiental. O local recebeu o nome de Suelly Marcondes Festugatto. Havia um Eco museu e as trilhas levavam a uma cachoeira.
Um quiosque principal com as vidraças apedrejadas e paredes vandalizadas. Nos outros, coberturas quebradas, bancos escondidos no meio da mata. Placas de identificação esquecidas e apodrecidas.
Na trilha, quase dois km mata adentro, sinais da ação humana, muitas garrafas plásticas, dentro e fora do lixo.
Há dois anos, a Secretaria de Meio Ambiente havia informado que a manutenção era feita a cada 90 ou 109 dias e divulgou, ainda em 2023, que existia um planejamento para a troca dos brinquedos e revitalização da estrutura.
Este ano, o parque completa 25 anos de inauguração e parece que o presente de aniversário merecido ainda está longe de ser recebido.
Em nota, a Secretária de Meio Ambiente informou que foi realizada uma roçada há cerca de 25 dias centralizada na entrada principal e que as trilhas não passaram por limpeza porque, no momento, a prioridade estava destinada a locais com maior volume de visitantes no período urbano.
Ainda segundo o texto, já está sendo reorganizado um cronograma para uma nova ação de manutenção no local, mas que neste momento não há uma data definida, mas deverá ser realizada no menor prazo possível.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem de Patrícia Cabral | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642