A nova secretária de Meio Ambiente de Cascavel,
Beatriz Gentelini Bertoglio, falou com a equipe da CATVE sobre as expectativas frente à pasta.
Beatriz comentou que, neste primeiro momento, busca se inteirar da dinâmica e o funcionamento da secretaria, destacando o tamanho da pasta e que envolve diversos setores, projetos ações, outras secretarias, além de entidades e conselhos.
A secretária destacou que o maior desafio é compreender o que está em andamento no município nesta área.
Beatriz informou que já teve uma primeira reunião com diretores, gerentes e coordenadores para entender os projetos que estão em curso, e, na sequência, poder atuar de forma mais individualizada.
Outro desafio para essa gestão é lidar com questões urgentes, como a coleta seletiva de lixo que está com contrato quase vencendo.
"E o que eu venho trazer é uma experiência que eu trago do mundo empresarial. Porque eu entendo que uma prefeitura é a maior empresa do município, uma secretaria é o maior departamento de uma grande empresa, então ela tem que ter uma gestão profissional no sentido de planejar, definir metas, definir indicadores, avaliar e monitorar esses resultados "
A secretária ressalta que o planejamento está pronto. Inicialmente, o prazo é de 60 dias para se apropriar de todas as questões que envolvem a pasta, enquanto atua paralelamente em projetos e demandas urgentes.
Em seis meses, pretende colocar em ação metas e projetos e na sequência elaborar um planejamento para 2025 com olhar mais estruturado. A partir disso começar a pensar a longo prazo o que precisa ser feito.
Evelyn Antonio | Catve.com