O Banco de Alimentos/Comida boa, é um projeto que funciona há muito tempo em Cascavel. Os permissionários da Central de Abastecimento fazem a doação de alimentos que não tem mais valor de mercado, mas que podem ser consumidos tranquilamente. Faltava um espaço apropriado para a separação e beneficiamento desses produtos. A espera está terminando. No fim de abril serão entregues a reforma e ampliação do local, instalado em anexo à Ceasa.
Pias e mesas de inox, fogão industrial, envasadura a vácuo, freezers, geladeira, seladora, vários equipamentos já foram entregues e estão até instalados. A reforma e ampliação, que está na fase final, vai proporcionar uma otimização do projeto, que atualmente atende 51 entidades sociais.
No banco de alimentos os produtos chegam pela área suja. Depois são separados e depois cortado, lavados e congelados, ficam prontos para o consumo e são guardados na câmara fria. Todas as etapas do processo são acompanhadas por uma nutricionista.
Hoje são arrecadadas 35 toneladas por mês. A ideia é chegar a 40 toneladas até o fim de 2025. Cerca de 90% do que vem dos permissionários são reaproveitados.
Junto com a inauguração do novo espaço do Banco de Alimentos, a Ceasa também deve anunciar investimentos na Central de Abastecimento de Cascavel, melhorando a vida dos permissionários e compradores.
Reportagem Deivid Souza | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642