Cotidiano

Copel e prefeitura alinham ações em Corbélia para reduzir problemas na rede elétrica

Será realizado mutirão para podas de árvores com a participação de equipes conjuntas


Imagem de Capa

Foto: José Fernando Ogura/AEN

A Copel e a prefeitura de Corbélia definiram, nesta sexta-feira (21), a realização de ações conjuntas para reduzir a interferência de árvores nas redes de distribuição de energia, uma das maiores causas de desligamentos recorrentes na região.

O compromisso foi firmado pelo prefeito da cidade, Thiago Stefanello, em reunião na prefeitura com o gerente de Operações de Campo na Região Oeste, Carlos Eduardo Galina, o gerente o Departamento de Manutenção de Subestações da companhia, Alessandro Maffei, e o responsável pela agência de serviços em Cascavel e região, Marcus Vinícius Monteiro. Os detalhes da reunião foram compartilhados pelas redes sociais do prefeito Thiago Stefanello e podem ser acessados pelo Instagram.

Também participaram da reunião, o vice-prefeito de Corbélia, Sandro Huf, e o secretário de Planejamento do município, Junior Piovesan.

"A Copel irá investir R$ 10 milhões neste ano na melhoria da rede de distribuição de energia na cidade. Será um grande reforço na consolidação de uma rede ainda mais estável e na entrega de energia de qualidade aos corbelianos. Além disso, já alcançamos 60% na instalação de medidores inteligentes na cidade e região e seguiremos até a cobertura total", observou Galina. Os medidores inteligentes, entre outras funcionalidades, permitem que a empresa monitore desligamentos nas unidades consumidoras em tempo real.

O prefeito da cidade ressaltou a importância da reunião com representantes do corpo técnico da Copel na região e da parceria com a Prefeitura. "A Copel veio a Corbélia para nos ajudar a resolver os problemas que vêm acontecendo de forma recorrente. A Copel tem trabalhado para que isso melhore e não temos dúvida do empenho da companhia", afirmou Stefanello.

Segundo o prefeito, "o maior problema da falta de energia vem da vegetação". "Vamos unir forças para fazer a poda e retiradas de árvores que forem necessárias. Vamos entrar com nossa equipe de campo, com o apoio e o suporte da Copel, e dar uma geral na cidade e no interior. Este é o ponto mais importante para que possamos evitar futuros desligamentos no município de Corbélia", observou o prefeito.

Para o gerente o Departamento de Manutenção de Subestações, o mutirão é de grande importância na redução de ocorrências de queda de energia por motivos externos, principalmente, quedas de árvores e galhos. A Lei 20.081/2019, conhecida por Lei da Faixa Limpa, estabelece as diretrizes para o plantio e a manutenção de vegetação próxima às linhas e redes de distribuição de energia elétrica no Paraná.

"A interferência de vegetação no funcionamento da rede elétrica é uma questão regrada por lei estadual. A maior parte da rede de distribuição de energia é exposta, sujeita a intempéries. Por isso essa ação é necessária para cumprir a lei e evitar quedas de energia", salientou Maffei.

Medidores inteligentes

Na reunião com os gerentes da Copel, Stefanello destacou ainda a instalação dos medidores inteligentes na cidade e os benefícios da nova tecnologia para os corbelianos. "Precisamos ressaltar que neste momento está acontecendo a troca dos medidores para modelos inteligentes. Isso não gera custo para as pessoas e não aumenta o custo da energia. O que varia é o consumo. Está mais quente, mais calor, as pessoas usam mais os eletrodomésticos, então isso acaba gerando um aumento na sua fatura", frisou o prefeito.

Em Corbélia, 7.876 unidades consumidoras da área urbana e 4.615 da área rural já contam com medidores inteligentes instalados em operação. 

Redação Catve.com com Copel

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano