Cotidiano

Uma semana internado com pneumonia bilateral, Papa Francisco tem ‘boa noite’ de sono

Pontífice de 88 anos levantou-se e se alimentou no café da manhã nesta sexta-feira (21)


Imagem de Capa

Imagem: Vatican News

O novo comunicado divulgado pelo Vaticano na manhã desta sexta-feira (21) informa que o papa Francisco, que está com pneumonia bilateral, teve uma boa noite de sono, levantou-se e se alimentou no café da manhã.

Aos 88 anos, ele está sendo tratado no Hospital Gemelli, em Roma, onde foi internado no dia 14 de fevereiro para tratar uma bronquite que se desenvolveu para uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias.

A dupla pneumonia se trata de uma infecção grave que pode inflamar e cicatrizar ambos os pulmões, dificultando a respiração do indivíduo.

Na quinta-feira (20), a informação publicada era de que, pelo segundo dia consecutivo, a condição dele estava ligeiramente melhor, acrescentando que "os parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis". Estes se referem à capacidade do corpo de regular o fluxo sanguíneo por meio dos órgãos e tecidos.

Antes da confirmação do quadro de pneumonia, o Vaticano havia informado que o pontífice estava enfrentando uma infecção polimicrobiana e que ele permaneceria no hospital pelo tempo necessário para tratar uma "situação clínica complexa".

No momento, o papa segue trabalhando e se mantendo informado por meio da leitura de jornais, além de conseguir se movimentar dentro de seu quarto, atender algumas ligações telefônicas e continuar com alguns trabalhos administrativos. A informação foi divulgada por uma fonte à agência Reuters.

Nos últimos anos, tem enfrentado problemas de saúde, incluindo episódios regulares de gripe, dor ciática e uma hérnia abdominal, que, inclusive, exigiu a realização de uma cirurgia em 2023. Quando jovem, desenvolveu pleurisia, que causa dor no peito e dificuldade de respirar, o que ocasionou na remoção de um dos pulmões.

TV Cultura

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano