Imagem | Reprodução AEN
Um fenômeno natural deve marcar os céus nesta terça-feira (21). O alinhamento dos seis planetas poderá ser visto em áreas que o céu esteja limpo, ou seja, sem nuvens.
Segundo o Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar, nos extremos Oeste e Sudoeste há maior probabilidade de visualização.
"Apenas nos extremos do Oeste e Sudoeste teremos pouca nebulosidade. Assim, fica mais visível nessas regiões. Áreas de divisa com Santa Catarina e de fronteira com a Argentina", afirmou.
Ele explica que em outras áreas dificilmente terá céu limpo e há previsões de chuva que se estendem durante a tarde e o começo da noite.
"Teremos apenas uma condição de sorte mesmo, pois as chuvas serão bem localizadas e eventualmente poderemos ter alguns momentos de céu parcialmente nublado. Mas vai depender muito da sorte, porque do Centro para o Norte e Leste paranaense é de tempo instável", explicou.
LOCALIZAÇÃO
O professor indica, onde estarão os planetas. As pessoas deverão olhar no horizonte oeste, entre as 19h e as 20h. Neste horário a lua, que está no quarto minguante, ainda não estará muito visível - ela deve aparecer perto de meia-noite. O astro mais brilhante do céu (depois do sol) será Vênus. A esquerda dele será visível algo como uma estrela laranja, que será Saturno. Ambos os planetas estarão na Constelação de Aquário.
No meio do céu, perto da Constelação de Touro, outro astro brilhante que poderá ser observado será Júpiter. Na mesma distância de Saturno e Vênus, o astro brilhante e alaranjado que poderá ser visto é a estrela Aldebaran (a Alfa da Constelação de Touro).
Já perto do horizonte nordeste estará Marte, o astro laranja, ao lado de outras duas estrelas da Constelação de Gêmeos: Castor e Pollux. Urano e Netuno não serão visíveis a olho nu, somente com telescópios. "Eles aparecerão no telescópio como pequenos pontos azulados, pois ficam muito distantes da Terra", explica o professor.
Redação Catve.com com AEN
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642