Reprodução / Redes Sociais
Balneário Camboriú decretou estado de emergência devido às fortes chuvas que atingiram a cidade nesta quinta-feira (16), em Santa Catarina.
O Decreto nº 12.034/2025 mobiliza a Defesa Civil para o desencadeamento do Plano Emergencial de Respostas aos Desastres e convoca voluntários para reforçar as ações de resposta e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.
No momento as principais avenidas da cidade estão interditadas. Todos os bairros estão com pontos de alagamento registrados. As equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Segurança Pública foram acionadas para atender a população.
Além disso o GRAC (Grupo de Resposta e Ações Coordenadas) também foi acionado. O Corpo de Bombeiros está transferindo equipamentos de socorro para a sede da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública e solicitando reforços.
Na Rua Pica-pau, uma família precisou sair da residência devido à situação crítica. Para atender a população atingida, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família está providenciando a abertura de três abrigos emergenciais nos bairros Ariribá, Municípios e Barra.
O Teatro Municipal Bruno Nitz e Galeria de Artes, anexos à Fundação Cultural, também sofreu alagamento.
Em seis horas, Balneário Camboriú registrou 94.6 mm (acumulado máximo de precepitação). Imagens gravadas na cidade mostram os transtornos causados pela chuva.
A orientação é de que os moradores evitem sair de suas casas e, em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo 153 ou 199, Corpo de Bombeiros pelo 193, e Polícia Militar através do 190.
Saúde
A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú informou que as Unidades de Saúde Básica dos bairros Estados, Barra, Vila Real, São Judas, Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras estão sem atendimento. A orientação para os pacientes que apresentarem sintomas leves e precisarem de atendimento, é solicitar assistência pelo "BC + Saúde", pelo 0800 888 6556.
Turismo
Na Passarela da Barra dois elevadores foram desligados preventivamente devido a goteiras. Outros dois elevadores, um em cada ponta, seguem funcionando para acesso dos pedestres. O Posto de Informação Turística (PIT) está aberto para atendimento. O Centro de Controle Operacional (CCO) está atuando, mas o atendimento ao público está temporariamente suspenso. Na sede da Secretaria, os serviços estão mantidos.
A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e Secretaria Municipal de Comunicação pelo (47) 3267-7022.
Catve.com com GOV.SC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642