O Parque Tarquínio no bairro Parque São Paulo, em Cascavel, ficou fechado nesta terça-feira (14) para a retirada de um grande enxame de abelhas em uma árvore de 22 metros. Equipes da Defesa Civil foram acionadas para capturar os insetos. O parque será reaberto nesta quarta-feira (15), pois não haverá mais risco aos frequentadores.
A Defesa Civil colocou uma caixa na árvore, seguindo o protocolo de remoção. A previsão é que a caixa seja retirada amanhã à noite.
Nei Haveroth, coordenador da Defesa Civil, explicou que o trabalho feito no local é de forma preventiva. "Então nós, por precaução, vamos estar retirando esse enxame para evitar que um momento ou outro possa ocorrer um ataque de mais abelhas em uma pessoa, porque a partir do momento que alguém mata uma abelha ou ela ferrou uma pessoa, ela pode estar deslocando o enxame maior e fazendo essa complicação, um acidente", ele explica.
O trabalho de remoção contou com o apoio de um caminhão munck, equipamento essencial para alcançar a árvore de grande altura. Após serem retiradas, as abelhas serão encaminhadas para apicultores parceiros, com o objetivo de preservá-las. "Então nós estamos agindo com essa ação desde a manhã aqui fazendo a retirada desse enxame com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, toda a equipe, apicultor envolvido, fazer um trabalho com todo o critério e todo o cuidado", relata Haveroth.
SERVIÇO
O serviço de remoção de enxames é feito gratuitamente pela Defesa Civil em Cascavel e está disponível a todos os cascavelenses. Para acionar, basta entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. Somente no ano passado, mais de 1,1 mil atendimentos foram realizados.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642