Catve
O município de Cascavel terá que atender pedido do Ministério Público do Trabalho e apresentar políticas públicas para a erradicação do trabalho infantil.
Em 2021, o Ministério Público do Trabalho confirmou a insuficiência de políticas públicas de enfrentamento ao trabalho infantil realizadas pelo município, e em 2022, ajuizou uma ação coletiva pedindo que cumprisse 18 procedimentos para erradicar o trabalho infantil.
O processo foi distribuído para a 02ª Vara do Trabalho de Cascavel, que em junho deste ano, declarou que a Justiça do Trabalho era incompetente para processar e julgar ação.
Porém, o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região entendeu que a Justiça do Trabalho tem sim, incompetência para o processamento de ações que venham suprir a omissão do poder público municipal, em casos relacionados às políticas de trabalho. O que significa que a ação do Ministério Público do Trabalho contra Cascavel pode ter continuidade.
O Ministério Público do Trabalho, chegou propor ao município a assinatura do termo de ajustamento de conduta, que foi rejeitada, justificando que as obrigações propostas pelo MP já estavam sendo atendidas.
De acordo com o secretário de assistência social, Hudson Moreschi, Cascavel tem serviços disponíveis que são suficientes para combater o trabalho infantil, por isso não aceitou assinar TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).
Confira a matéria completa no vídeo:
JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642