Catve
O programa "Parceiro da Escola" foi um dos temas debatidos na reunião do Núcleo Regional de Educação, nesta quinta-feira (28).
A proposta do Governo é implementar a gestão administrativa e financeira terceirizada nos colégios do Paraná, mantendo as diretrizes pedagógicas a cargo da Secretaria de Estado da Educação.
O projeto piloto é aplicado em duas escolas do Paraná, e o Governo pretende expandir em 179 colégios de todo estado a partir de 2025. Porém, o Tribunal de Contas do Paraná suspendeu o programa Parceiro da Escola no dia 15 de novembro, apesar disso a Secretaria de Estado de Educação deve manter o cronograma de consultas públicas nas escolas em que pretende implementar o programa.
Seis colégios de Cascavel poderão escolher a nova forma de gestão proposta pelo Governo do Estado:
Segundo a chefe do núcleo, Angelice Vetorazzi Aver, as consultas às escolas devem acontecer ainda este ano.
A votação envolverá alunos maiores de 18 anos e pais de alunos, o programa só será implantado nas unidades em que mais da metade decidir pela aprovação.
A suspensão do programa pelo Tribunal de Contas levou em conta a contratação de profissionais sem concurso público, já que com a mudança, professores seriam contratados pelo regime de CLT. A proposta, segundo o Estado, é melhorar a eficiência administrativa das escolas públicas estaduais.
Confira a matéria completa no vídeo:
JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642