Catve
Com apoio do grupo de trabalho em saúde da Itaipu Binacional, o Fórum de Justiça de Foz do Iguaçu reuniu nesta terça-feira (19) representantes de organizações de proteção, gestores e pessoas em situação de rua para debater as necessidades desta população que cresce a cada dia na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Os dados oficiais demonstram que só em Foz do Iguaçu, mais de mil pessoas vivem nas ruas, mas o número pode ser bem maior pois muitos não procuram os programas sociais.
Um dos motivos para o aumento de moradores de rua é o empobrecimento das famílias, só em Foz do Iguaçu, segundo a Secretaria de Assistência Social, existem 54 mil famílias vivendo na linha de pobreza. Porém, 24 mil destas famílias recebem ajuda do governo federal através do bolsa família.
Além dos brasileiros existem moradores de rua tanto na Argentina como no Paraguai, e com a fronteira livre essas pessoas migram de um país para o outro sem serem notadas.
O fórum pretende entender quem é essa população em situação de rua em Foz do Iguaçu e na região fronteiriça, de onde vem e o que levou a essa situação. Moradia, saúde e assistência social, trabalho e cultura são as principais demandas.
Confira a matéria completa no vídeo:
JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642