O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), comentou nesta quarta-feira (13) sobre as explosões ocorridas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, que resultaram na morte de um homem. Segundo o ministro, o episódio não se trata de um ataque ao edifício do STF, mas sim à legalidade e à Constituição. A declaração foi feita durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, realizado em Foz do Iguaçu.
O evento reuniu conselheiros e participantes de todo o país, onde Dino reforçou a importância da defesa das instituições democráticas. Equipes especializadas em explosivos estão no local, e a área segue isolada para investigações sobre o caso.
Confira o que Flávio Dino falou para a TV Cidadã.
"Lamentável sob o ponto de vista pessoal, lamento pela vítima, que ele se auto infligiu um dano irreparável, minha solidariedade à sua família, aos seus amigos, infelizmente essa pessoa tentou perpetrar um crime gravíssimo, poderia ter matado pessoas e isto demonstra que essas condutas não devem ser minimizadas, ao contrário, nós vivemos uma era em que há uma tendência ou tentativas de normalizar o absurdo, sobretudo o ódio, o ódio pessoal.
Uma coisa é pensar diferente, isso é normal, necessário e positivo, outra coisa é confundir o debate entre diferentes com o desejo de exterminar quem pensa diferente, isso não é democrático e esse paradigma que infelizmente faz com que pessoas pratiquem atos desatinados e criminosos, então nós precisamos levar isso muito a sério, e isso diz respeito inclusive ao tema da internet, das redes sociais, para que possa ter uma ação preventiva e evitar danos como disse, gravíssimos, que poderiam ter ocorrido uma vez que no momento que este cidadão se dirigiu com essas bombas, estava ocorrendo a sessão do Supremo, ali há um grande trânsito de pessoas, partes advogados, turistas inclusive na Praça dos Três Poderes.
É algo que deve servir mais uma vez de alerta, não só para a ação do sistema de segurança, mas para que a sociedade consiga debater uma cultura democrática que não seja suscetível, que essas condutas de ódio possam florescer como infelizmente tem ocorrido".
Redação Catve.com com TV Cidadã
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642