Cotidiano

Com chegada de novo voo do Líbano, operação supera 2,3 mil resgates

Aeronave aterrissou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 4h, com 237 passageiros


Imagem de Capa

Foto: Catve.com

Operação Raízes do Cedro concluiu, na madrugada desta quinta-feira, 14 de novembro, o 11º voo de resgate de brasileiros e familiares da região de conflito no Líbano. O KC-30 da Força Aérea Brasileira pousou às 4h45 (de Brasília) na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP). A bordo da aeronave, 237 passageiros, incluindo 17 crianças de colo, e cinco animais domésticos.

Desde 5 de outubro, quanto teve início a operação, a ação conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa já resgatou 2.309 pessoas e 29 animais de estimação da zona de conflito no Oriente Médio.

RECEPÇÃO - Na chegada a Guarulhos, a operação conta com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Ministério da Saúde, da Polícia Federal, da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

NOVOS VOOS - O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, segue em contato com brasileiros e familiares para prestar-lhes assistência consular e verificar a necessidade de promover novos voos de repatriação, a depender da demanda e das condições de segurança no terreno.

ORIENTAÇÕES - O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para os que disponham de recursos, que procurem deixar o território libanês por meios próprios.

PRIORIDADE - O aeroporto de Beirute continua em operação, com a realização de voos diários da companhia libanesa Middle East Airlines. A empresa, após negociações com a Embaixada do Brasil em Beirute, está priorizando passageiros portadores de passaportes brasileiros em seus voos com destino a Madri, Frankfurt, Londres e Roma.

O QUE É — A Operação Raízes do Cedro foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir do acirramento do confronto entre Israel e o grupo Hezbollah, que atua no Líbano. A logística de repatriação envolve o uso de aeronaves e de servidores da Força Aérea Brasileira e um intenso trabalho de articulação do Itamaraty.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano