Os médicos do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) realizaram uma captação de órgãos que beneficiou sete pessoas na noite deste sábado (9). A ação contou com a participação de equipes de Cascavel (PR), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).
Foram retirados o pulmão, coração, fígado, rins e córneas de um jovem vítima de atropelamento. A captação de pulmão, considerada rara devido à fragilidade desse órgão, foi bem-sucedida, sendo direcionada para um paciente no Rio Grande do Sul. Os demais órgãos foram destinados a receptores no Paraná.
"A principal informação que eu posso dar para vocês da comunidade é que vocês comentem com as famílias que têm interesse em ser doador. Porque, naquele momento de dor e sofrimento, ela já sabe sobre o que você pensa. […] Tem que pensar no próximo e pensar que existem hoje muitas pessoas na lista de espera. No Paraná, são quase cinco mil pessoas", destacou a Mestre Coordenadora da Comissão de Transplantes do HUOP, Gelena Castillo.
A chegada dos profissionais curitibanos e gaúchos no Aeroporto de Cascavel ocorreu por volta das 18h30, com o trabalho se estendendo até o final da noite, por volta das 22h20.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642