Foto: Catve
Enquanto aguarda o resultado do exame sobre a suspeita de um macaco-prego com a Monkeypox, Cascavel pede para que as pessoas evitem contato com os animais, seguindo até uma orientação permanente. Mas, imagens feitas no fim de semana no Lago Municipal mostram que muita gente desconhece os riscos.
O Lago é um dos pontos mais frequentados pela população. Caminhada, corrida, bicicleta, o Cartão Postal é convidativo para tudo isso. E ainda tem os animais, que também recebem uma atenção especial do público. Dar comida para os macacos, por exemplo, parece divertido, mas é arriscado.
Todos deveriam saber que isso não é indicado, mas, às vezes até quem sabe quebra as regras. O macaco pode transmitir doenças ou até mesmo atacar os frequentadores do Lago, também quando estão sendo alimentados. A Secretaria Municipal de Saúde, ainda aguarda o resultado do exame laboratorial sobre um macaco-prego que foi encontrado em condições precárias de saúde, inclusive com machucados pelo corpo, é submetido a eutanásia. Existe suspeita de Monkeypox, que pode ser transmitida para humano por meio do contado. Uma foto registrada no último fim de semana mostra o contado de um animal com uma mulher, enquanto estava sendo alimentado.
O Secretário de Saúde, Miroslau Bailak, explica que esse contato direto, por prevenção, não pode acontecer.
Por outro lado, quem frequenta o Lago também quer ver o local bonito. Tem quem pede uma pista melhor. Tem quem prefere ver o local mais limpo, incluindo a retirada de galhos, árvores caídas, sujeira na pista de acesso ou de caminhada. Alguns não se importam com isso, mas concordam que é preciso uma manutenção mais frequente.
Matérias relacionadas
Confira a matéria completa no vídeo:
JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642