Foto: Reprodução/Câmera de Monitoramento
Um recém-nascido de 16 dias engasgado com leite materno foi salvo por guardas municipais em Toledo, no oeste do Paraná, na manhã desta quinta-feira (24). O vídeo da câmera de monitoramento exibe o momento em que os guardas prestam os primeiros socorros. Assista ao vídeo acima.
Nas imagens, é possível ver que o pai, João Pedro Santos, chega na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana com o bebê no colo e o entrega a um servidor. Logo em seguida, outros dois guardas se aproximam.
A guarda municipal Elaine Klein, que estava de plantão, pegou a criança e realizou a manobra de tapotagem. A técnica, que consiste em dar leves batidas nas costas da criança, permitiu que o recém-nascido voltasse a respirar.
(Imagem exibe a guarda municipal Elaine Klein à frente das viaturas da Guarda Municipal - Foto: Catve.com)
De acordo com a corporação, o bebê já estava com a pele arroxeada. Após a manobra, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e levou a criança à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação médica.
Coração foi a milhão, diz pai de recém-nascido
O recém-nascido se engasgou em casa, no Jardim Porto Alegre. A mãe percebeu que o filho não estava bem e, por isso, acordou o seu marido. Ele não conseguiu reanimar o bebê e correu até a secretaria.
"O coração foi a milhão. Me deu uma adrenalina que, na hora, eu não pensei. eu meio que agi por impulso e fui para a guarda, porque era o que estava mais perto. A gente estava sem carro, sem nada, para poder levar para a UPA", explica.
Depois que o bebê foi desengasgado, ele conta que ouviu o choro do filho e acalmou-se. "Graças a Deus deu tudo certo", conclui.
(Imagem exibe família reunida após momentos de sufoco nesta quinta-feira (24) - Foto: Reprodução)
A Manobra de Heimlich
Em entrevista, Elaine Klein contou que a rápida ação foi fundamental para salvar a vida do bebê. "O engasgo é algo que tem que ser solucionado com bastante agilidade", afirmou.
A Guarda Municipal de Toledo possui um programa de treinamento constante, que inclui a realização de cursos de primeiros socorros. Com a capacitação, os guardas estão aptos a agir em situações de emergência, como a ocorrida nesta quinta-feira (24).
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642