Cotidiano

Primeira pizzaria apenas com funcionários com Down é inaugurada no Brasil

Restaurante oferece oportunidade de inclusão no mercado de trabalho para mais de 40 pessoas com deficiência


Imagem de Capa

Imagem: Redes sociais

A primeira pizzaria que contrata exclusivamente funcionários com Síndrome de Down foi inaugurada em Paulista, região metropolitana do Recife, no dia 07 de outubro. 

Apesar da legislação brasileira determinar que empresas com mais de 100 empregados devem reservar vagas para trabalhadores com síndromes, o caso foi outro. A contratação foi feita por amor. 

A ideia nasceu após Erilene Monteiro, mestre em pizzas, se inspirar na capacidade de se reinventar do sobrinho Matheus, que tem Down. No início, Erilene ofertava cursos gratuitos de pizzaiolos para pessoas diagnosticadas com a síndrome. Com o sucesso das oficinas, ela decidiu arriscar e investir no restaurante. 

O intuito é proporcionar oportunidades no mercado de trabalho para os jovens, que muitas vezes são esquecidos. Já que, de acordo como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 300 mil pessoas com a síndrome no Brasil. Para abrir o estabelecimento, foram contratados 40 funcionários entre 16 e 40 anos. Ele passaram por um treinamento com aulas sobre pizzas e atendimento ao cliente. 

 (8.213/91), A legislação determina que empresas com 100 empregados De 100 a 200 empregados, a reserva legal é de 2%; de 201 a 500, de 3%; de 501 a 1.000, de 4%

O que é a Síndrome de Down?

A síndrome de Down é uma condição genética causada pela presença de um cromossomos 21 a mais nas células. Ou seja, pessoas com a síndrome possuem 47 cromossomos nas células em vez de 46, como a maior parte da população.

As crianças, os jovens e os adultos podem apresentar comprometimento cognitivo e algumas características físicas em comum.  Os problemas de saúde são mais frequentes são cardiopatias congênitas, alterações da tireoide e doenças autoimunes.



Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano