Catve
Dentro da programação da reunião da cúpula do G20, Foz do Iguaçu sedia o Congresso da Associação Mundial do Biogás e o programa de planejamento energético
O "planejamento para o sucesso: lições do uso estratégico de energias renováveis no planejamento energético nacional" é parte da programação oficial da 15ª Reunião do Clean Energy Ministerial e da 9ª Reunião Ministerial da Mission Innovation, que acontecem em paralelo às reuniões do G20.
Destas reuniões sairão as propostas para a implantação de programas de descarbonização do planeta e os investimentos na produção de energia limpa e renovável, como explica uma das coordenadoras do congresso.
Para Eleanor Webster, o Brasil vem desenvolvendo ações que podem servir de exemplo para o restante do mundo, e Foz do Iguaçu tem uma grande parcela nesta missão através das pesquisas e soluções para melhorar o meio ambiente.
Uma das experiências desenvolvidas foi a criação do biogás, que hoje é liderado pelo ministério da ciência, tecnologia e inovação e implementado pela Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento industrial.
A Itaipu faz parte do Comitê Gestor Internacional de Energias Renováveis, o CIBiogás, como principal entidade executora.
O debate em Foz do Iguaçu é sobre o potencial do biogás, biometano e biocombustíveis para a transição energética e desenvolvimento sustentável.
O biogás é produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos, como resíduos sólidos, urbanos e rurais. Com ele é possível gerar energia elétrica, térmica e veicular, sendo considerado uma energia limpa e renovável.
Confira a matéria completa no vídeo:
JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642