Cotidiano

Conheça a sede do governo do Paraná: o Palácio Iguaçu

Por trás das paredes, há um pedaço vivo da história do estado


Imagem de Capa

Foto: Catve

Você conhece o símbolo do poder no Paraná? O Palácio Iguaçu, que é a sede do governo do estado. A CATVE te mostra de perto todos os detalhes desta importante estrutura.

Inaugurado em 19 de dezembro de 1954, é aqui que fica o gabinete do governador, atualmente Ratinho Junior, além de algumas secretarias estratégicas: a de Relações Internacionais e Cerimonial, de Comunicação, a Casa Militar e a Casa Civil. Parte das outras secretarias está no Palácio das Araucárias e em outros prédios na capital.

Ao cruzar as portas do Palácio Iguaçu, nos deparamos com o grande hall de recepção, onde é necessário se identificar para entrar. Já na entrada, chamam a atenção os bustos, que ficam em destaque. O hall de recepção revela as características e os ares de um palácio.

O Palácio foi projetado para ser imponente, para que não houvesse necessidade de construir outro. A arquitetura modernista reflete essa intenção: um espaço claro, amplo, integrado com o ambiente externo, seguindo os princípios de grandes nomes da arquitetura, como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

A grande escadaria leva ao primeiro piso, onde ficam os salões de recepção, utilizados conforme a ocasião do evento, e também onde ocorrem exposições de cultura e arquitetura.

Neste hall de entrada, existem diversos salões. O Salão Petit, por exemplo, é usado para almoços e jantares com autoridades. Já o Salão de Atos, com capacidade para até 400 pessoas, é destinado a eventos do governo. E o Salão Nobre, onde a decoração permanece a mesma desde a inauguração, em 1954, é o coração do Palácio.

E esta sala também guarda muito da história do Paraná. Nos retratos dos governadores, cada tela conta um capítulo diferente da política, desde os tempos de Bento Munhoz da Rocha Neto, idealizador do Palácio.

Subindo mais alguns andares, fica o GGI (Gabinete de Gestão e Informações), um espaço de atendimento do governador às autoridades. Nesta sala, ocorreram reuniões durante a pandemia da Covid-19, equipada com tecnologias que auxiliam esses encontros.

No último andar, está o gabinete do governador. A sala de entrada é restrita, só com autorização do chefe do Executivo, que estava ausente no dia da nossa visita.

E daqui de cima, do alto do Palácio Iguaçu, um monumento chama a atenção: um mapa gigante construído no jardim da sede do governo do Paraná.

O mapa, criado pelo artista Miguel Rogê, foi construído em razão e proporção, mostrando os três planaltos, as bacias hidrográficas, a Mata Atlântica, a Serra do Mar e muito mais.

Na capela, missas são realizadas todos os dias às 8h, além de atos ecumênicos. Essa capela foi um pedido da primeira-dama da época, Dona Flora Camargo, e até hoje é um local frequentado pelos funcionários e autoridades para suas práticas religiosas.

A capela tem um capítulo especial na história do Paraná. Em 1980, ela foi abençoada pelo Papa João Paulo II, antes de ele realizar a maior missa campal já vista na capital paranaense.

E há mais uma curiosidade sobre o Palácio Iguaçu e o complexo que forma o Centro Cívico do Paraná: o modelo que o ex-presidente da República, Juscelino Kubistchek, viu em Curitiba o inspirou a fazer algo semelhante quando Brasília foi construída.

Quando o projeto ficou pronto, vieram várias autoridades para conhecer o Palácio Iguaçu. Entre elas, além do presidente da República na época, Getúlio Vargas, e o vice, Café Filho, veio também o governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, que tirou a ideia da construção de Brasília como um centro cívico justamente desse projeto do Centro Cívico de Curitiba.

O Palácio Iguaçu foi o primeiro prédio da América do Sul construído em vão livre, como vocês podem ver, e, além disso, foi o primeiro prédio da América do Sul onde foi usado concreto armado.

Por trás dessas paredes, há muito mais do que a sede do governo. Há um pedaço vivo da história do Paraná.

Nesta série de reportagens, a CATVE te mostra de perto as funções e onde atuam os vereadores e prefeito de Cascavel, e também deputados e governo do Paraná.

Matérias relacionadas

Veja mais detalhes no vídeo:


Catve

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano