Cotidiano

Cirurgias eletivas do HU: 11 pacientes devem ser operados nesta segunda-feira (16)

Procedimentos deveriam ter começado na segunda da semana passada


Imagem de Capa

Imagem: Catve

Dois anos e três meses de espera. Em junho de 2022, o Claudemir sofreu um acidente de trabalho e desde então aguardava a cirurgia do joelho. E depois de tanto tempo, finalmente ele será operado.

A espera da Rosa, é um pouco menor. Há um ano ela também machucou o joelho, e nem acreditava que seria chamada ainda neste ano.

Domingo (15) cinco pacientes foram internados. Nesta segunda-feira (16) pela manhã já passaram pelo procedimento cirúrgico. Ao todo, 11 pessoas serão operadas.

A cirurgias são realizadas no centro de cirurgia programadas, na ala de queimados do HUOP. A fila de espera é de 3200 pacientes, e tem gente que aguarda há 3 anos.

As cirurgias eletivas deveriam ter começado na segunda da semana passada, mas a vigilância sanitária pediu algumas mudanças estruturais e também solicitou alguns documentos. E a liberação veio só na sexta-feira (13). As cirurgias são realizadas por uma empresa terceirizada, que vai receber por procedimento. O contrato é de 12 meses. A expectativa é de que sejam feitos até 500 procedimentos por mês.

As triagens começaram no mês passado, no ambulatório de cirurgias eletivas.

Segundo o diretor geral do HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), a expectativa é de zerar a fila em 1 anos. Ao todo, cerca de 20 mil pessoas aguardam pelo procedimento entre as cinco regionais de saúde: 7ª, 8ª, 9ª e 20ª.

Confira mais detalhes no vídeo:


JC


** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano