Cotidiano

Mais de 41 mil litros de água usados para combater incêndios somente na terça-feira (10) em Cascavel

Foram registradas 10 ocorrências na cidade em apenas um dia


Imagem de Capa

Imagem: Catve

A imagem de uma câmera de monitoramento é revoltando. Um homem se aproxima da vegetação seca, abaixa e sem pensar duas vezes coloca fogo em uma área que fica na Rua da Colonização, no Bairro Nova Cidade, e vai embora tranquilamente. As chamas se espalharam rapidamente. O fogo consumiu quase todo o mato do terreno. O Corpo de Bombeiros foi chamado e precisou utilizar 1,5 mil litros de água para apagar o fogo. A ação humana tem sido a principal razão para tantas queimadas em Cascavel. 

O clima seco favorece os incêndios. Somente nessa terça-feira (10) foram registradas 10 ocorrências. Mais de 41 mil litros de água para combater todas essas queimadas. Em época de estiagem, a falta de água não preocupa, mas até para combater as queimadas é preciso racionamento. 

Em casos de incêndios, a população pode e deve ajudar fazendo denúncias, pelo 153 da Patrulha Ambiental, se for caso de flagrante ou pelo 156 em situações mais frequentes. 

Quando é possível comprovar por fotos ou vídeo o responsável pela queimada, a multa é imediata. Caso contrário é feita uma notificação, que pode se transformar em multa. De acordo com a lei a multa começa em R$ 581,00, na primeira vez, e dobra para R$ 1.162,00 em caso de reincidência. Em terrenos baldios, o proprietário pode ser responsabilizado. 

Quando um incêndio acontece em área de preservação, a ação se configura como um crime ambiental. Em Cascavel, de janeiro a setembro do ano passado foram 184 ocorrências de queimadas. De janeiro a 10 de setembro deste ano já são 474. Números que comprometem outros serviços do Corpo de Bombeiros.

De 474 incêndios, 250 foram em vegetação, 153 a mais que no ano passado. 

Veja mais sobre o assunto: 

Vegetação às margens da BR 277 em Cascavel pega fogo

Moradores sofrem com fumaça após incêndio em vegetação no Morumbi

Incêndio em vegetação assusta moradores do bairro Esmeralda

Fumaça invade escola no bairro Esmeralda e aulas são suspensas em Cascavel

Confira mais detalhes no vídeo:

JC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano