Cotidiano

Qualidade do ar deve melhorar momentaneamente no Paraná

Paraná está sob alerta laranja de perigo para baixa umidade do ar segundo o INMET


Imagem de Capa

A maioria das cidades do Paraná tem enfrentado dias com o céu encoberto pela fumaça trazida dos incêndios florestais, o que tem afetado diretamente a qualidade do ar em diversas regiões. Em Curitiba, assim como em outras localidades, o sol aparece de forma tímida e o pôr do sol tem apresentado uma coloração avermelhada, resultado da presença de material particulado suspenso na atmosfera.

Essa condição de ar poluído deve persistir, pelo menos, até quarta ou quinta-feira, com chances de chuva pontual nas regiões oeste e sudoeste do estado até sexta. Somente no fim de semana é que uma frente fria deverá trazer chuvas mais abrangentes, o que poderá melhorar temporariamente a qualidade do ar.

Em Cascavel, por exemplo, a umidade relativa do ar chegou a 22% nesta tarde, um valor que coloca a cidade em estado de atenção, segundo a escala da Organização Mundial de Saúde (OMS). A umidade considerada ideal está em torno de 60%, sendo que níveis abaixo de 30% já representam risco à saúde, especialmente para pessoas com problemas respiratórios. Caso a umidade caia abaixo de 12%, a situação se agrava para estado de emergência.

Confira a umidade relativa do ar em diversas cidades do Paraná segundo o Simepar:


Apesar da possível melhora no fim de semana, a previsão de retorno do tempo seco na próxima semana pode trazer novamente o fluxo de fumaça para o Paraná, mantendo o ar poluído por mais tempo.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano