Cotidiano

"Guaíra do Avesso": público é convidado a conhecer os bastidores do teatro na sexta

Atividade faz parte das comemorações dos 140 do tradicional espaço cultural pertencente ao Governo do Estado


Imagem de Capa

“Guaíra do Avesso”: público é convidado para conhecer os bastidores do teatro

CCTG

O Teatro Guaíra abre suas portas para um espetáculo diferente na sexta-feira (13). Em comemoração aos 140 anos de história do espaço cultural, o público é convidado a viver a experiência "Guaíra do Avesso" - uma visita encenada pelos bastidores do teatro. Para participar é preciso fazer uma reserva online no site DeuBalada.com, disponível a partir desta segunda (9). Serão duas sessões: 17h e 20h. As vagas são limitadas a 250 pessoas por sessão. A atividade é gratuita.

"A narrativa será conduzida especialmente pelos técnicos do Teatro Guaíra, que serão os grandes protagonistas da cena", define o diretor artístico Áldice Lopes. Os participantes terão um encontro com todos os corpos artísticos - Orquestra Sinfônica do Paraná, Escola de Dança Teatro Guaíra, Balé Teatro Guaíra e G2 Cia de Dança - e a equipe técnica do Centro Cultural Teatro Guaíra, em um roteiro que vai proporcionar ângulos inéditos e incluir espaços não acessados pelo público em dias de espetáculo.

"Não vamos contar todos os detalhes para manter surpresa. Desejamos que o público tenha um dia especial que antecipa o dia exato dos 140 anos de fundação, comemorado no sábado, dia 28 de setembro", convida Lopes.

O início do Teatro Guaíra remonta ao século XIX, quando a Assembleia Provincial doou à Sociedade Teatral Beneficente União Curitibana um terreno para a construção do Theatro São Theodoro, inaugurado em 28 de setembro de 1884. Durante dez anos, foi o centro da vida cultural de Curitiba até a Revolução Federalista em 1894, quando o teatro foi transformado em prisão.

O espaço cultural renasceu em 1900, como Theatro Guayrá. O edifício original foi demolido em 1939 e, somente nos anos 1950, na gestão do então governador Bento Munhoz da Rocha Netto, foi iniciada a construção de um novo teatro para a Capital. A construção da nova edificação teve início em 1952, em um período de expansão econômica do Estado, e o projeto de autoria de Rubens Meister é considerado um marco do modernismo paranaense.

O Auditório Salvador de Ferrante foi inaugurado em 1954, seguido pelo Guairão em 1974, após um incêndio em 1970, e o Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito em 1975.

AEN

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano