Foto: Catve
Uma reunião foi realizada nesta quinta-feira (5) para debater o futuro do Aeroporto de Cascavel. Para a gestão do terminal, três estratégias foram discutidas: concessão privada, gestão municipal ou cessão para a Infraero.
A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) já enviou um ofício para o Município e debateu com o Ministério dos Transportes, justamente, para que possa administrar o terminal aéreo.
Representantes da Prefeitura Municipal, líderes empresariais e usuários do aeroporto marcaram presença do evento.
De acordo com o diretor comercial da Infraero, Tiago Faiersten, a empresa tem o objetivo de administrar a unidade. "A Infraero, agora, está aguardando essa manifestação. Nós já manifestamos, formalmente, o interesse à Prefeitura e à Secretaria Nacional de Aviação Civil, em assumir o aeroporto", reforça.
Durante os debates, foi citado o investimento de R$ 80 milhões para a criação de um terminal de cargas e ampliação da pista. Assim, o aeroporto poderá receber aeronaves maiores e mais voos.
Caso a outorga seja realizada, a Infraero garante colocar em prática as propostas. "Serão feitos, principalmente, ampliação da pista, construção de novo terminal de passageiros, adequação de espaços para receber áreas comerciais - como um shopping, por exemplo -, melhoria no estacionamento, ampliação do pátio de aeronaves, instalação de sistemas como ILS (Instrument Landing System/Sistema de Pouso por Instrumento)", detalha.
Agora, a expectativa é com a resposta do Município para a empresa, conforme o diretor comercial. "A Infraero entrando, não significa a retirada da Prefeitura. Tudo o que nós formos fazer aqui, vamos fazer de forma colegiada. Ouvindo toda a população, ouvindo a Prefeitura, a região, para que no final do dia a gente tenha um aeroporto que ajuda a desenvolver a cidade de Cascavel", explica.
Segundo a Infraero, a proposta da empresa pública é fazer com que o aeroporto de Cascavel se torne um vetor de crescimento para a região, atraindo novas indústrias e gerando empregos. "Se o ecossistema da região demandar carga, vamos investir em cargas; se demandar passageiros, vamos investir em passageiros", ressaltou o diretor da Infraero.
JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642