O objetivo da cartilha é orientar a população em geral e os profissionais de saúde do estado. O texto destaca as várias formas de violência contra a mulher, como física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. No material, também é abordado o ciclo da violência doméstica e suas fases.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a informação é a principal forma de combate à violência contra a mulher e a cartilha será uma ferramenta importante para que as vítimas possam identificar sinais de abuso e saibam onde procurar ajuda.
A Lei Maria da Penha, instituída em 2006, permite que outras pessoas, como familiares, amigos e vizinhos também denunciem casos de violência contra a mulher.
Em paralelo com o lançamento da cartilha da Secretaria de Saúde, a Polícia Civil intensificou a divulgação de um gesto internacionalmente conhecido como um pedido de socorro. O sinal é uma saída para pedir por ajuda mesmo quando não é possível gritar.
Confira mais detalhes no vídeo:
EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642