Cotidiano

Agosto teve chuvas abaixo da média no Paraná

Previsão é que mês de setembro tenha retorno gradual das chuvas


Imagem de Capa

Foto: Catve.com

O mês de agosto foi de mudanças bruscas no tempo. A semana iniciava quente e terminava fria e vice-versa.  

Essa variação impactou na distribuição de chuvas, que ficou abaixo no normal climatológico. Algumas cidades do Paraná registraram até menos que 50% do total esperado, que foi o caso de Foz do Iguaçu e Toledo.


Segundo o meteorologista do Simepar (Sitema de Monitoramento Ambiental do Paraná), Lizandro Jacóbsen, "os impactos na temperatura máxima foram bem mais bruscos, pois tivemos três sucessivos veranicos, uma massa de ar mais quente e seco predominando no estado, e que deixou as temperaturas bastante altas durante as tardes principalmente". 

Esse tempo seco e a falta de chuva impactou diretamente em muitas ocorrências de queimadas. O Paraná, inclusive, está próximo de bter o recorde de incêndios florestais em apenas um ano. Segundo dados do Sistema FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) juntamente com o Corpo de Bombeiros, até 22 de agosto de 2024 foram registrados 9.339 ocorrências. O principal motivo é a influência do Lã Ninã, um fenômeno natural que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano.

De acordo com o Simepar, a previsão para o mês de setembro é de um retorno gradual, mas com temperaturas mais elevadas em decorrência do fim do verão (22 de setembro). "Portanto, pra segunda quinzena do mês de setembro já é esperado uma maior regularidade de chuvas. Aquelas pancadas que vêm da região do Paraguai e Mato Grosso do Sul e afeta o estado do Paraná".

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano