Imagem ilustrativa
Foto: Catve.com
Na última sexta-feira (16), a Prefeitura de Marialva (PR) decretou situação de emergência hídrica e fará o racionamento de água por conta da estiagem histórica. A medida está em vigor e tem vigência de 90 dias.
Segundo a administração municipal, a medida tem como intuito evitar que falte água aos moradores. Desde junho de 2024, o município sofre com a estiagem causada pelo fenômeno La Niña, que resfria as águas do Oceano Pacífico e causa seca no Sul do Brasil.
"Apesar dos esforços realizados na perfuração de novos poços, infelizmente, foi necessária esta medida, para evitar que a estiagem provoque falta de água severa", explica o superintendente do Serviço de Água e Esgoto de Marialva (SAEMA), João Vitor Pimentel.
Racionamento de água
De acordo com o decreto municipal, o racionamento de água irá afetar todas as regiões da cidade e cada bairro poderá ficar até seis horas por dias sem o abastecimento de água enquanto a situação de emergência estiver válida.
Os locais e os dias de racionamento devem ser divulgados previamente pela Prefeitura por meio do site oficial. Nesse período, está proibida a venda de água potável e bruta por caminhões pipa, com exceção dos casos considerados urgentes ou emergenciais.
Auxílio aos agricultores
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária foi designada a implementar medidas de apoio e auxílio aos agricultores, visando contemplar a melhoria da deficiência no uso de água nas atividades de economia familiar agrícola.
Os servidores da pasta irão orientar os produtores para o cumprimento da restrição de captação de água.
Denúncias e descumprimento do decreto
Os funcionários SAEMA e os guardas municipais efetivos foram investidos com o poder de polícia e de fiscalização do município. Durante o estado de emergência, somente os servidores do SAEMA poderão captar água em poços semi artesianos e artesãos de particulares para distribuir água à população.
Os moradores que desperdiçarem água serão advertidos e, em caso de reincidência, serão multados. Denúncias da má utilização dos recursos hídricos podem ser realizadas via Whatsapp (44) 3232-6853, via telefone da Guarda Municipal (44) 3090-6099 ou via plantão SAEMA (44) 99104-6446.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642