Foto: Julio Szymanski
Na noite de segunda-feira (19), um espetáculo à parte voltou os olhares ao céu: a superlua azul pode ser vista por brasileiros de todas as regiões do país. Os fotógrafos de Cascavel (PR) registraram o fenômeno espetacular que acontece uma vez a cada dois anos.
A superlua ocorre quando a Lua está em fase cheia e coincide com o perigeu, que é o período em que ela está no ponto da órbita mais próxima do planeta. O satélite estará a 357.181 quilômetros da Terra. Em média, a distância entre os elementos é de cerca de 384.400 quilômetros.
Neste momento, é possível avistar a Lua até 14% maior e 30% mais brilhante, de acordo com o Observatório Real de Greenwich, no Reino Unido. Apesar do nome, a coloração do astro se mantém branca.
O ‘azul’ é a denominação que astrônomos dão à ocorrência de duas luas cheias no mesmo mês. Dessa forma, é possível haver uma lua azul que não seja 'super' e vice-versa. No entanto, em duas ocasiões, em 1883 e em 1951, o satélite realmente pareceu ter uma coloração azulada.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642