Imagem: Catve
A mensagem da Campanha Mulher Segura é repassada nos quatro cantos da cidade para quem usa os ônibus elétricos biarticulados de Cascavel. É um alerta de que a violência doméstica não pode ser tolerada.
Quem recebe a informação entende a importância do alerta para denunciar a violência doméstica.
Com a rotina corrida do dia a dia, quem usa o transporte de um destino para outro aproveita para receber as orientações da campanha da Catve, que são tão importantes para combater a violência contra a mulher.
A campanha roda junto com o ônibus e não é por acaso. A violência também é realidade no transporte público. No mês passado foram dois casos de assédio só no terminal Leste.
Um deles foi no fim de julho, um haitiano foi preso após assediar três jovens. Ele perseguia e tocava o corpo das mulheres. Na outra situação, no início do mês, um homem de 57 anos foi detido por fotografar as partes íntimas de uma adolescente de 15 anos. Ele chegou a ser agredido por populares.
Neste mês, não foi registrada nenhuma ocorrência de violência contra a mulher no Transporte Público, mas só nos últimos sete dias foram 13 situações em Cascavel. Deste total, 30% no Brasmadeira, 15% no Morumbi, 15% no Santa Felicidade, quase 8% no Coqueiral e o mesmo nos bairros Brasília, Centro Claudete e Santos Dumont.
Nas duas situações no Transporte Público a Guarda Municipal agiu rápido. Nos cinco terminais de Cascavel tem câmeras de videomonitoramento. Da central, as equipes ficam de olho em tudo para acionar a Guarda Municipal para ir ao local sempre que necessário.
O sistema de monitoramento também está sendo feito nos 15 novos ônibus elétricos que estão rodando. As imagens são compartilhadas por meio da Transitar com a Secretaria de Segurança Pública.
Os canais de denúncia devem ser divulgados, os flagrantes podem ser no 153 ou no 190 da polícia militar e as reclamações no 156. Sem esquecer, é claro, sobre a importância de fazer o boletim de ocorrência.
Confira mais detalhes no vídeo:
JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642