Cotidiano

Vídeo: baleia jubarte é solta de rede de pesca


Imagem de Capa

Bombeiros de Balneário Piçarras foram acionados para uma ocorrência atípica na tarde de quarta-feira (14). O comandante do 2º Pelotão de Bombeiros Militar, capitão Rafael Manoel José, recebeu o chamado de um jornalista local, informando que uma baleia jubarte estava presa em redes de pesca próximo a Ilha Feia, lado sul de Balneário Piçarras.

No momento do resgate, as condições eram de mar agitado, com ondas de 0,5 metros e muito vento. A visibilidade era boa, facilitando a localização e aproximação do animal. Ao chegar ao local, a equipe constatou que a baleia, de porte médio, estava presa na nadadeira caudal em redes de pesca que se estendiam por mais de 60 metros, já demonstrando sinais de exaustão. 

Os bombeiros realizaram um reconhecimento visual para avaliar a extensão dos danos e identificar os pontos críticos de emalhamento. Uma parte da rede e uma poita (pequena âncora) que estavam presos na baleia foram recolhidos. Para desprender a baleia jubarte, foram utilizadas tesouras do tipo "ponta romba" (sem ponta), com intuito de cortar a rede sem ferir a baleia.

Após a liberação, a baleia foi monitorada por pouco tempo, submergiu e deslocou-se com velocidade em direção ao mar aberto.Para o deslocamento até o local da ocorrência, a guarnição teve o apoio de uma embarcação particular, com um condutor e operador que contribuíram para o sucesso do resgate.


Assessoria

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano