O vento forte, clima seco e calor dos últimos dias mudaram a cara do inverno no Paraná. Quem foi para a rua em Cascavel nesta sexta-feira (02) percebeu a ventania, acima do comum. As rajadas de vento atingiram pico de 55 km/h.
O meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), afirma que as rajadas mais fortes têm sido persistentes entre o Oeste e Noroeste do Paraná, isso ocorre por conta da grande diferença de temperatura e pressão atmosférica sobre o estado.
As cidades no litoral e Região Metropolitana de Curitiba, mais próximas do oceano atlântico estão com a pressão mais alta e a temperaturas baixas.
Já na região de fronteira com Paraguai e Mato Grosso do Sul os registros são de pressão baixa e temperatura alta.
"O deslocamento de ar se dá de leste para o oeste", ressalta o meteorologista Lizandro Jacóbsen. Ainda deu o exemplo de quando se abre a janela de casa para a entrada de vento para refrescar.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642