Cotidiano

Energia recuperada de 'gatos' em 2023 é suficiente para abastecer 30 mil habitantes

Furto de energia encarece conta da população


Imagem de Capa

Imagem: Catve

O famoso "Gato" é o furto de energia por meio de uma ligação clandestina na rede ou uma adulteração do medidor de energia. E nesta semana, em Cascavel, uma empresária foi encaminhada para a delegacia Cidadã após a Copel flagrar um gato na energia elétrica do estabelecimento.

O crime é previsto em lei, com pena de reclusão. Segundo a Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia, o Paraná é o estado com a menor perda de energia na região Sul e Sudeste e ocupa a quarta posição nacional no ranking. 

Mesmo assim, em 2023, foram mais de 23 mil casos de irregularidades envolvendo desvios na medição do consumo de energia em todo o Paraná.

Segundo a Copel, um dos indicadores para esse tipo de furto é a inadimplência. Em mais de 300 inspeções diárias, o montante de energia recuperada no ano passado passou de 77 mil gigawatts-hora, o suficiente para abastecer uma cidade de 30 mil habitantes. 

As autuações realizadas pela própria companhia possibilitaram a recuperação de R$ 46 milhões. 

O furto encarece ainda a fatura de luz. E além de errado, desviar energia é perigoso e causa transtornos.

Denúncias sobre ligações irregulares de energia, podem ser feitas de maneira anônima pelo 0800 51 00 116 ou via e-mail pelo [email protected].

Confira os detalhes no vídeo:

JC


** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano